Marcas fortes começam com propósito claro, visão de futuro e uma conexão profunda com o consumidor. Descubra o papel do branding nessa jornada
Toda marca é uma memória em construção. Cada contato, produto e interação, faz parte de uma experiência que se transforma em lembrança. Mas como garantir que sua marca seja lembrada pelas razões certas?
Foi com essa provocação que o Fucape Convida recebeu, na última edição, o especialista em marketing e branding Marcos Bedendo, coautor do livro “Marketing H2H: A Jornada Para o Marketing Human To Human”, ao lado de Philip Kotler, uma das maiores referências mundiais na área.
“O efeito que a marca tem na mente das pessoas, está em transformar o desconhecido em algo familiar, criando conexões e memórias. Se você tem uma marca, está construindo lembranças”, foi com essa mensagem que Marcos abriu o evento.
O ponto de partida de toda marca, é a definição clara de propósito, missão e valores. “É preciso ter visão de futuro para criar uma conexão entre marca e produto, que vá além do consumo e que seja lembrada pelas pessoas ao longo do tempo”, destacou.
Essa conexão com a marca é construída pela empresa, que desenvolve o produto, e cocriada pelo consumidor, que tem um papel importante, de criar associações à marca. Uma marca forte, transforma produtos em transformar algo desconhecido em algo conhecido, que gera lembranças.
“O Outback, por exemplo, tornou-se um lugar ideologicamente associado a comemorações. Isso não foi criado pela empresa sozinha, mas pela forma como o público passou a se relacionar com o ambiente e a proposta”, exemplificou.
🔹O caminho para construir uma marca forte
Marcas bem construídas direcionam a organização em decisões estratégicas, estabelecendo uma vantagem competitiva no mercado. E contrariando o senso comum, Marcos destacou que empresas pequenas têm grande potencial de construção de marca.
“É mais fácil criar uma marca valiosa em empresas pequenas, que estão mais próximas do consumidor e oferecem uma experiência personalizada, do que em grandes corporações com produtos genéricos e relacionamentos mais distantes”, afirmou.
Para explicar este ponto, ele destacou as principais diferenças dos dois tipos de marcas:
- Marcas empreendedoras: são específicas, autênticas e adaptáveis. Oferecem experiências individualizadas, evoluem com as necessidades do consumidor e constroem vínculos reais.
- Marcas massivas: são genéricas, com ofertas amplas e mais suscetíveis à cópia. Costumam ter pouco conhecimento sobre seus clientes, o que dificulta inovação e relacionamento.
🔹Marcas que não são mensuradas, não são gerenciadas
Um dos pontos centrais da palestra foi a importância da mensuração da marca. Marcos alertou que marcas pouco consolidadas não conseguem ser medidas, o que compromete a gestão e o crescimento.
Para evitar esse cenário, é fundamental que as empresas definam com clareza:
- Qual é o propósito da empresa?
- Quem é o público-alvo?
- O que está sendo vendido?
- Com quem se quer competir?
- O que diferencia sua oferta da concorrência?
- O que as pessoas pensam quando se lembram da sua marca?
“Essas respostas são fundamentais para mensurar, acompanhar e fortalecer a presença da marca no mercado. Marcas que sabem com quem querem competir, conseguem ser lembradas e se tornam mais competitivas”, finalizou.
Se você quer que sua empresa seja lembrada pelas razões certas, o primeiro passo é olhar para dentro. O branding começa com a identidade e se consolida com experiências reais vividas e lembradas.
🔹Fucape Convida
Encontros exclusivos que promove encontros entre profissionais renomados para discutirem temas de desenvolvimento pessoal e profissional. Esse é o formato do Fucape Convida, evento reconhecido por estimular o desenvolvimento dos negócios e promovendo networking de qualidade. A última edição aconteceu na última terça-feira (12), na Fucape Business School.
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