Como construir uma marca forte: Fucape Convida explora estratégias de branding para impulsionar negócios

Personal Branding
13/08/2025
4 min de leitura

Marcas fortes começam com propósito claro, visão de futuro e uma conexão profunda com o consumidor. Descubra o papel do branding nessa jornada

Toda marca é uma memória em construção. Cada contato, produto e interação, faz parte de uma experiência que se transforma em lembrança. Mas como garantir que sua marca seja lembrada pelas razões certas?

Foi com essa provocação que o Fucape Convida recebeu, na última edição, o especialista em marketing e branding Marcos Bedendo, coautor do livro “Marketing H2H: A Jornada Para o Marketing Human To Human”, ao lado de Philip Kotler, uma das maiores referências mundiais na área.

“O efeito que a marca tem na mente das pessoas, está em transformar o desconhecido em algo familiar, criando conexões e memórias. Se você tem uma marca, está construindo lembranças”, foi com essa mensagem que Marcos abriu o evento.

O ponto de partida de toda marca, é a definição clara de propósito, missão e valores. “É preciso ter visão de futuro para criar uma conexão entre marca e produto, que vá além do consumo e que seja lembrada pelas pessoas ao longo do tempo”, destacou.

Essa conexão com a marca é construída pela empresa, que desenvolve o produto, e cocriada pelo consumidor, que tem um papel importante, de criar associações à marca. Uma marca forte, transforma produtos em transformar algo desconhecido em algo conhecido, que gera lembranças.  

“O Outback, por exemplo, tornou-se um lugar ideologicamente associado a comemorações. Isso não foi criado pela empresa sozinha, mas pela forma como o público passou a se relacionar com o ambiente e a proposta”, exemplificou.

🔹O caminho para construir uma marca forte

Marcas bem construídas direcionam a organização em decisões estratégicas, estabelecendo uma vantagem competitiva no mercado.  E contrariando o senso comum, Marcos destacou que empresas pequenas têm grande potencial de construção de marca.

“É mais fácil criar uma marca valiosa em empresas pequenas, que estão mais próximas do consumidor e oferecem uma experiência personalizada, do que em grandes corporações com produtos genéricos e relacionamentos mais distantes”, afirmou.

Para explicar este ponto, ele destacou as principais diferenças dos dois tipos de marcas:

  • Marcas empreendedoras: são específicas, autênticas e adaptáveis. Oferecem experiências individualizadas, evoluem com as necessidades do consumidor e constroem vínculos reais.
  • Marcas massivas: são genéricas, com ofertas amplas e mais suscetíveis à cópia. Costumam ter pouco conhecimento sobre seus clientes, o que dificulta inovação e relacionamento.

🔹Marcas que não são mensuradas, não são gerenciadas

Um dos pontos centrais da palestra foi a importância da mensuração da marca. Marcos alertou que marcas pouco consolidadas não conseguem ser medidas, o que compromete a gestão e o crescimento.

Para evitar esse cenário, é fundamental que as empresas definam com clareza:

  • Qual é o propósito da empresa?
  • Quem é o público-alvo?
  • O que está sendo vendido?
  • Com quem se quer competir?
  • O que diferencia sua oferta da concorrência?
  • O que as pessoas pensam quando se lembram da sua marca?

Essas respostas são fundamentais para mensurar, acompanhar e fortalecer a presença da marca no mercado. Marcas que sabem com quem querem competir, conseguem ser lembradas e se tornam mais competitivas”, finalizou.

Se você quer que sua empresa seja lembrada pelas razões certas, o primeiro passo é olhar para dentro. O branding começa com a identidade e se consolida com experiências reais vividas e lembradas.

🔹Fucape Convida

Encontros exclusivos que promove encontros entre profissionais renomados para discutirem temas de desenvolvimento pessoal e profissional. Esse é o formato do Fucape Convida, evento reconhecido por estimular o desenvolvimento dos negócios e promovendo networking de qualidade. A última edição aconteceu na última terça-feira (12), na Fucape Business School.

✅Confira alguns registros do evento

Clique aqui e veja todas as fotos do evento.

Cadastre-se para receber novidades dos próximos eventos

Kamily Rodrigues

Assessora de Imprensa

quero patrocinar_

últimas notícias_

venda de valor
Vendas

Venda de Valor: aprenda a transformar vendas em conexões que geram valor no Fucape Convida

17 de outubro de 2025

Transforme sua abordagem de vendas e descubra como conectar, fidelizar e transformar a experiência do cliente, gerando valor

ler mais_
Leia mais sobre Venda de Valor: aprenda a transformar vendas em conexões que geram valor no Fucape Convida
IA Fucape Convida
Inteligência Artificial

Criatividade estratégica com IA: Fucape Convida debate os novos caminhos da inovação corporativa

18 de setembro de 2025

Adotar a IA no ambiente corporativo exige visão de futuro, senso crítico e protagonismo. Saiba como transformar a tecnologia em diferencial competitivo, sem abrir mão da criatividade humana

ler mais_
Leia mais sobre Criatividade estratégica com IA: Fucape Convida debate os novos caminhos da inovação corporativa
IA Fucape Convida
Inteligência Artificial

Confira os melhores momentos da última edição do Fucape Convida

18 de setembro de 2025

O Fucape Convida recebeu a pesquisadora especialista em cocriação humano-IA, Gio Mangoni, para um bate-papo sobre como a Inteligência Artificial (IA), cada vez mais tem atuado como uma parceira criativa capaz de ampliar resultados, acelerar processos e transformar culturas organizacionais. A edição aconteceu na última terça-feira (17), na Fucape Business School.

ler mais_
Leia mais sobre Confira os melhores momentos da última edição do Fucape Convida
fucape convida_ branco

quero ser avisado_