O impacto da gestão de tempo na produtividade dos negócios, foi o tema da edição que recebeu o especialista em produtividade humanizada, Stenio Moura
Já parou para pensar o problema pode não ser a falta de tempo, mas sim como você escolhe usá-lo? A última edição do Fucape Convida recebeu o especialista em produtividade humanizada Stenio Moura.
Criador do método “Ordem no Caos”, o palestrante trouxe um olhar humano e realista sobre gestão de tempo, escolhas e propósito.
“Costumo dizer que fazemos gestão de tempo o tempo todo. Por que, então, seguimos sobrecarregados, improdutivos e frustrados?”, questionou Stenio.
A resposta está na mudança de foco, não se trata de controlar o tempo, mas de gerir as escolhas que fazemos com ele. Para contextualizar, o especialista apresentou dois pilares:
- Chronos: o tempo cronológico, do relógio, da agenda cheia e da sensação constante de estar atrasado.
- Kairós: o tempo qualitativo, das oportunidades inesperadas, da intuição e da presença genuína no agora.
Em equilíbrio, ambos mostram que a produtividade se trata de fazer mais. É fazer melhor e com sentido. “O que devemos fazer não é a gestão de tempo, mas sim a gestão das escolhas que fazemos no tempo que temos”, explicou.
🔹Desafio da multitarefa
A multitarefa vivida na prática! Durante o evento, os participantes foram desafiados a escrever uma frase e uma sequência de números em 30 segundos. Depois, repetir a tarefa… fazendo as duas ao mesmo tempo. O resultado?
A primeira tentativa de realizá-las separadamente, foi bem-sucedida. Já a tentativa de fazê-las ao mesmo tempo, causou erros, confusão e tempo perdido.
“Multitarefa existe, mas não funciona. O cérebro humano precisa de foco e quando alternamos entre tarefas, o desgaste é maior e o resultado, menor”, explicou Stenio.
🔹O que pode mudar sua rotina
Existem três princípios que funcionam como bússola para as agendas do dia a dia. Para isso, precisamos identificar:
- O que fazer?
- Como fazer?
- Quando fazer?
Com essas respostas em mãos, é possível planejar com propósito. “Se não está na sua agenda, não está na sua vida. Vivemos em piloto automático, nos distraindo com notificações, demandas urgentes e expectativas externas”, destacou.
Ou seja, é preciso olhar para o tempo como um recurso estratégico, não apenas para cumprir tarefas, mas para cuidar da saúde, estudar, descansar, estar com a família e crescer emocional e espiritualmente.
“Olhar para a gestão do tempo é, na verdade, olhar para o seu futuro. E cuidar para que o seu eu do futuro esteja bem”, pontuou Stenio.
O palestrante ainda deixou uma dica valiosa: Não espere por métodos prontos. Crie o seu. Como fazer? Mapeio princípios como foco, autoconhecimento e prioridade. Desta forma, é possível construir uma rotina que respeita quem você é e quem deseja se tornar.
🔹Fucape Convida
Uma série de encontros exclusivos que traz profissionais renomados para discutirem temas de desenvolvimento pessoal e profissional. Esse é o formato do Fucape Convida, evento reconhecido por estimular o desenvolvimento dos negócios e promovendo networking de qualidade. A última edição aconteceu na última terça-feira (15), na Fucape Business School.
🔹Confira alguns registros do evento


